[ editar artigo]

Carta Encíclica do Papa Francisco Laudato Si: 5 anos de celebração

Carta Encíclica do Papa Francisco
Laudato Si: 5 anos de celebração

Estes dias estive participando de várias conferências mundiais sobre a Carta Encíclica do Papa Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum. Partilho com vocês uma reflexão que me calou fundo no meu coração. A conferencista Mary Evelyn Tucker, co-fundadora e c-diretora do Forum de Religião e Ecologia de Yale (EUA), comentava que urge uma chamada para os valores éticos (Papa Francisco diz na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium - A Alegria do Evangelho - n. 57: "que a ética - uma ética não ideologizada - permite criar um equilíbrio e uma ordem social mais humana"), valores que transformem o nosso mundo, mas principalmente fez um chamado para uma ECOESPIRITUALIDADE que impulsiona uma ECOJUSTIÇA. Uma pergunta que ela fez foi: "Como pode uma pessoa ser batizada e contaminar o mundo onde vive?" O Papa Francisco tem chamado muito a atenção de todos os cristãos ao aprofundamento na experiência viva do batismo. Assim, reflitamos:

1- Que impacto tem ser batizado com o cuidado com a criação?

2- Que propostas podem realizar os batizados em favor do cuidado com a casa comum nas paróquias e nas diversas comunidades religiosas de muitas denominações?

3- Que processos são realizados pela comunidade de fé no sentido da sustentabilidade das estruturas, consciência para uma Ecoespiritualidade?

Você pode participar indicando ações concretas que são realizadas na sua cidade e na sua comunidade de fé. Segue neste post uma ação que foi realizada esta semana pela secretaria do Meio Ambiente da cidade de Londrina: recolhimento de reciclagem (drive thru). Na cidade de Londrina, ainda há situações tristes de descartes do que não se usa em quaisquer lugares  e isto têm provocado um aumento dos índices de dengue.

Outro projeto que estará no vídeo é o de Educação ambiental que é realizado nas escolas da cidade, levando leituras e vídeos  para as crianças conhecerem o cuidado com a criação a fim de que as futuras gerações sejam mais conscientes. Aqui nasce outra pergunta questionadora: As crianças são formadas nas escolas e quando chegam em casa veem os pais fazendo descartes indevidos. Que fazemos para que todos sejam conscientes. Na ação da reciclagem é possível ver a ação a Tampinha do Bem e a entrevistada afirma que não há lixo, pois tudo é transformado em favor de todos. Para assistir o vídeo: 

 

 

Viver em Cristo
Padre César Braga de Paula
Padre César Braga de Paula Seguir

Padre César Braga de Paula. Ordenado há 20 anos. Trabalhou com paróquias, vocações e professor da PUCPR, campus Londrina. Também trabalhou no Conselho Episcopal Latinoamericano -CELAM, com sede em Bogotá, no Departamento de Vocações e Ministérios.

Ler matéria completa
Indicados para você