[ editar artigo]

Cuidado com a Criação: Tudo está interligado!

Cuidado com a Criação: Tudo está interligado!

Uma experiência viva de cuidado com a Criação.

Na semana passada aconteceu a celebração dos 5 anos da Carta Encíclica do Papa Francisco, Laudato Si, conhecida como Louvado sejas. Neste texto (n. 98) O Papa afirma que “Jesus vivia em plena harmonia com a criação, com grande maravilha dos outros. “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”(Mt 8,27). Não se apresentava como um asceta separado do mundo ou inimigo das coisas aprazíveis da vida.”E ainda afirma o Papa que a compreensão cristã da realidade passa pelo mistério de Cristo, pois Ele está presente desde a origem: “Todas as coisas forma criadas por Ele e para Ele.”(Cl 1,16)

Este texto busca mostrar uma experiência viva de cuidado com a Criação. Eu gosto muito de apreciar a Criação divina e humana. Como é belo contemplar o cântico dos pássaros, o rio, o lago, as verdes pastagens e todos os micro-organismos que estão presentes neste ecossistema. Desde o nascer ao por do sol seja sempre louvado o nome do Senhor! Cada vez que saio para curtir a natureza posso perceber o quanto Deus nos ama e deixou tudo para o bem dos seus filhos amados. Foi assim que numa das minhas corridas de rua me encontrei com a Dona Lili. Esta senhora tem uma história linda. Ela é professora e psicóloga aposentada. Ela também costuma fazer suas caminhadas diárias pelo jardim botânico da cidade de Londrina e, ao ver todos os dias que alguns cidadãos jogavam latas e garrafas no caminho do jardim, ela resolveu tomar uma atitude. Ela começou a fazer suas caminhadas e recolher tudo isto para transformar o recolhido em coisas boas. Os lacres das latinhas são utilizados para a troca de bengalas que são destinadas aos deficientes visuais e as tampinhas são utilizadas para a manutenção de outras instituições. Aprendi estes dias com a celebração da “Laudato si” que não há lixo. Tudo é transformado. Tudo está interligado!

Como você contempla a Deus na Criação? Qual o cuidado que você realiza com o tudo o que descartado na sua casa diariamente? Qual a relação da experiência de Deus com o que se considera lixo nas nossas cidades? Pode um batizado destruir a Criação divina e humana? Se você tiver outras experiências, compartilhe conosco.

Viver em Cristo
Padre César Braga de Paula
Padre César Braga de Paula Seguir

Padre César Braga de Paula. Ordenado há 20 anos. Trabalhou com paróquias, vocações e professor da PUCPR, campus Londrina. Também trabalhou no Conselho Episcopal Latinoamericano -CELAM, com sede em Bogotá, no Departamento de Vocações e Ministérios.

Ler conteúdo completo
Indicados para você