[ editar artigo]

Sagrado Coração de Jesus

Sagrado Coração de Jesus

Na vivência da vida cristã de muitos católicos está a experiência da religiosidade ao Sagrado Coração de Jesus. No mês de junho acontece a sua celebração.

Esta devoção é muito antiga na história da Igreja. Ela ganhou impulso após as visões de Santa Margarida Maria Alacoque (1647-1690), difundidas por seu confessor São Claude de la Colombière (1673-1675). Era uma época difícil, onde havia uma heresia chamada Jansenismo, de Jansen, que pregava um cristianismo triste, onde poucos se salvavam, onde se disseminava um medo de receber Jesus eucarístico. Para eliminar essa tristeza Jesus mostrou seu Coração humano e misericordioso a Santa Margarida, como tábua de salvação para todos os pecadores que nele confiassem.

Quem foi Santa Margaria Maria Alacoque?

Santa Margarida Maria Alacoque foi uma freira que nunca transpôs os muros do seu convento das visitandinas de Paray-le-Monial da Ordem da Visitação de Santa Maria, instituição religiosa fundada por São Francisco de Sales (1567-1622) e Santa Joana de Chantal (1572-1641), morrendo antes de completar 45 anos, em 17 de outubro de 1690, sendo canonizada em 1920, pelo papa Bento XV. Recolhida, em profunda oração, pela porta do tabernáculo saiu uma espécie de vapor que foi se transformando na figura de homem que se encaminhou até ela e ali na sua presença abriu a túnica que lhe cobria o peito, lhe mostrando o coração em chamas inextinguível e lhe disse:

“Eis aqui o coração que tanto amou os homens e pelos quais e tão mal correspondido pelo menos tu, filha minha, chora pelos que me ofendem, geme pelos que não querem orar, imola-te pelos que renegam e blasfemam contra o meu santo nome. Prometo-te na grandeza do meu amor que abençoarei os lares que neles me hospedem, que os que comungarem durante nove primeiras sextas-feiras seguidas, não morrerão sem receber os sacramentos da penitência e da Eucaristia”

As promessas do Sagrado Coração de Jesus.


1 - “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;
2 - “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;
3 - “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;
4 - “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;
5 - “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;
6 - “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;
7 - “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”;
8 - “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;
9 - “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;
10 - “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”.

Muitos outros santos também difundiram a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus como São João Eudes, Santa Margarida Maria Alacoque, São Luís Grignion de Montfort, Santa Catarina Labouré e São Maximiliano Kolbe. Posteriormente vamos conhecer melhor a vida destes santos que são importantes para nossa vida de fé.

 

A Liturgia da celebração tem como centralidade o texto do Evangelho de Mateus 11,25-30. Este texto mostra que Jesus tem sentimento das entranhas e se comove diante das multidões. O verdadeiro alimento é conhecer a Deus como Pai e nos reconhecer como filhos.

Pensar e refletir para uma prática de vida:

  1. Busque fazer um encontro de família e refletir sobre este texto bíblico mencionado. Se puder participe de uma missa on line.

  2. Leia as promessas e veja como colocá-las em prática na sua vida familiar na convivência com as pessoas em sociedade.

  3. Reafirmar o seguimento de Jesus Cristo com muito ardor e vontade de ser mais discípulo dele no anúncio do Reino de Deus.

 

Viver em Cristo
Padre César Braga de Paula
Padre César Braga de Paula Seguir

Padre César Braga de Paula. Ordenado há 20 anos. Trabalhou com paróquias, vocações e professor da PUCPR, campus Londrina. Também trabalhou no Conselho Episcopal Latinoamericano -CELAM, com sede em Bogotá, no Departamento de Vocações e Ministérios.

Ler conteúdo completo
Indicados para você